A primeira revista em quadrinhos do Brasil

A primeira revista em quadrinhos a ser lançada no Brasil, foi o Tico-Tico, em 11 de novembro de 1905. Foi criada pelo o jornalista Luís Bartolomeu de Souza e Silva. 

A revista bateu recorde na época pelo o público infantojuvenil. Através de lendas, contos regionais e cantigas populares, valorizava as pessoas humildes, o amor ao Brasil e a identidade popular, reunindo diversas expressões culturais.

Os personagens principais eram Zé Macaco, Faustina, Chiquinho, Reco-Reco e Bolão. Em 1906, após um ano de seu lançamento, revista em quadrinhos era febre nacional.

Além de histórias de quadrinhos, a revista vinha com passatempos, jogos divertidos, mapas educativos e informações históricas.

A revista entrou em extinção na década de 50, quando eram lançados revistas de outro gênero.

Curiosidades sobre a revista:
Em 1930, as primeiras história em quadrinhos do Mickey Mouse foram lançadas nas páginas de Tico-Tico, chamado de Ratinho Curioso.
Em 2005, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro realizou a exposição de todas as revistas de Tico-Tico, comemorando os 100 anos do surgimento da revista.

Primeiras histórias
Como charge, o primeiro desenho em quadrinhos circulou em 1837, vendido como litografia (tipo de gravura), de autoria de Manuel de Araújo Porto-Alegre.
No ano de 1869, o italiano Angelo Agostini iniciou no Brasil a tradição de colocar quadrinhos em jornais, criando os personagens ‘Zé Caipora’ e ‘Nhô-Quin’.


Fonte: Mundo Interativo

Comentários