A Estrela Mecânica é Lançado na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Com mais de 60 ilustrações em duas cores, novo juvenil do escritor Tiago de Melo Andrade mescla aventura e tecnologia em surpreendente história de ficção científica

Obra retrata cenas de ação e os dramas particulares dos habitantes de um país pacífico,  surpreendido e arrasado por um inimigo misterioso e terrível sobre o qual nada se sabe

O que aconteceria à humanidade caso o Planeta Terra deixasse de ser habitável? Onde procuraríamos água e comida? Que alianças se formariam? É este cenário devastador que ilustra o novo infantojuvenil do escritor Tiago de Melo Andrade, Prêmio Jabuti em 2001.
Em A Estrela Mecânica, livro especialmente voltado ao público jovem interessado em ficção científica e RPG e que a Editora Melhoramentos lança na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Thiago narra uma surpreendente história de ficção científica. A trama mescla aventura, tecnologia, ancestralidade, humor, beleza, destruição e até poesia. Uma história épica que descreve as aventuras e desventuras de personagens apaixonantes, como o jovem camponês Gmim e a bela Abe, e também das civilizações através das gerações.
Dividido em duas partes, o livro conta a história de um novo universo, cheio de paralelos com o nosso e assolado pela guerra. Apresenta a até então pacata terra de Volta Maior onde vivem os irmãos Gmim e Batur Ojas. Um ataque surpreendente de pirâmides habitadas por criaturas aladas muda o tempo e traz consigo novas máquinas, novos alimentos e novas formas de vida, ameaçando os habitantes de Spíten e de sua capital, a cosmopolita cidade de Íbola. Cenários fantásticos, florestas douradas pelo sol, caminhos de pedra, montanhas, muralhas e grandes torres se sucedem na busca dos protagonistas por salvação.
Batur é um corajoso soldado treinado em Íbola – e o único a conseguir uma pequena vitória na batalha contra os invasores. Já Gmim, que se junta ao irmão na luta, é apenas um fazendeiro que nunca saiu de seu pequeno pedaço de terra. Juntos, eles empreendem uma longa viagem onde não faltarão surpresas e reviravoltas e que revelará, afinal, quem são os invasores, mostrando que o mundo onde vivem é mais complexo do que imaginam.

Ilustrações
As ilustrações são um capítulo a parte. Detalhadas e ricas, elas envolvem os leitores com linhas e traços inusitados. O resultado final é um grande livro onde texto e imagens, juntos, levam o leitor a uma aventura extraordinária…
São mais de 60 ilustrações em duas cores, preto e amarelo, produzidas a partir de referências artísticas que vão da prolífica iconografia hindu até ao minimalismo japonês. A arte, segundo o ilustrador Kael Kasabiam, exige cuidados especiais na finalização dos desenhos e no uso do grafite. Kael viajou de Iúna no Espírito Santo até a casa do escritor em Uberaba, Minas Gerias, onde passaram  dias conversando sobre a história, estudando algumas referências e fazendo esboços dos personagens, roteiros, cenários e paisagens.
“O volume de ilustrações para o livro era grande! Parecia até que estávamos fazendo um storyboard para rodar um filme!”, afirma Tiago de Melo Andrade sobre esse inspirador encontro entre escritor e ilustrador.

A Estrela Mecânica
Tiago de Melo Andrade – Ilustrações de Kael Santana Lima
EDIÇÃO CONFORME ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
296 páginas / 17 cm x 24 cm / R$ 39,00
Editora Melhoramentos, 2012

Sobre o autor
Nascido em São José do Rio Preto (SP) Tiago de Melo Andrade mora em Uberaba (MG). Estudou História, formou-se em Direito, começou a publicar e já aos vinte e dois anos, isto é, em 2001, ganhava o prestigioso Prêmio Jabuti como Autor Revelação. É autor de mais de duas dezenas de livros dirigidos ao público infantojuvenil . Publicou, pela Editora Melhoramentos, O Ovo do Elefante, Gabi e o Tesouro do Oriente, Gabi em Busca da PazTire o Pé do Meu Direito e Carne Quebrada. Seus livros integram também os acervos da Fundação nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Sobre o ilustrador
Kael Santana de Lima nasceu em Santos-SP, Brasil, em 1987. Sempre foi influenciado pelos desenhos orientais, surrealismo, art nouveau e a street art. Começou a desenhar nas carteiras da escola, motivo de contínuas idas a diretoria. Hoje, usa seus desenhos como ferramenta para fazer criticas, expressar sentimentos e retratar o estranho mundo em que vivemos.

Sobre a Editora Melhoramentos
Há 122 anos no mercado, a Melhoramentos ocupa posição de destaque nos diversos mercados em que atua. É referência no mercado de dicionários com a linha Michaelis (português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês), que detém 35% do mercado. Para não perder a tradição iniciada em 1915 – com a edição de O Patinho Feio – de ser a principal editora infantojuvenil do país, a Melhoramentos alinha entre seus autores nada menos que Ziraldo e seus 147 títulos – um sucesso absoluto entre o público jovem de todo o mundo e que já bateu um recorde histórico: passou dos 2,9 milhões de exemplares vendidos de O Menino Maluquinho.

Comentários