Semana ensina a economizar água

Semana da Água é lançada oficialmente neste domingo, 18, no Parque da Cidade, na Univerdecidade. O evento, realizado anualmente, é para comemorar o Dia Mundial da Água e reforçar a mobilização em torno da preservação do meio ambiente. A ideia, mais uma vez, é conscientizar a população para economizar água.
Segundo a assessora de Meio Ambiente do Codau, Ivone Aparecida Borges, durante toda a semana serão realizadas diversas atividade, começando pela solenidade de abertura em que será lançado o novo DVD e a cartilha da Turma da Clarinha, a mascote dos programas de educação ambiental desenvolvidos pelo Codau. 

“Ainda no domingo, vamos realizar celebrações religiosas, cultos e missas. A missa solene será celebrada no Santuário da Medalha Milagrosa, às 17h30, no domingo. Já no Parque da Cidade haverá diversas apresentações artísticas, jogos, atividades monitoradas voltadas para a educação ambiental, bem como para o lazer”, afirma Ivone. Ela ressalta que ainda não está confirmada a presença do prefeito Anderson Adauto no evento de lançamento.

Durante a semana, de 19 a 23, as atividades serão realizadas no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Mais de 56 escolas devem participar, com mais de 9 mil alunos.

No local serão instalados estandes educativos e haverá apresentações artísticas e show com o Grupo Todo Um de Teatro, com a peça S.O.S. A Vida Pede Socorro, do autor uberabense Tiago de Melo Andrade

“Vamos falar dos recursos naturais com as crianças, de uma maneira lúdica, através do teatro”, afirma.

Durante as atividades serão trabalhados com as crianças o uso racional da água e a preservação ambiental. Ivone lembra que, na verdade, o trabalho continua durante todo o ano nas escolas, através de visitas monitoradas. “Levamos os alunos para conhecer a captação de água no Rio Uberaba e nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Durante o ano, desenvolvemos o programa de educação ambiental e a culminância é com a Semana da Água”, informa.

Este ano, o evento traz como novidade o número de parceiros, com mais estandes atendendo a comunidade. Além disso, as apresentações serão feitas por grupos de teatro uberabense. A maior novidade, porém, é o lançamento do terceiro DVD da Turma da Clarinha e da terceira cartilha, que vai falar sobre “Higiene é Saúde”, dar dicas sobre a importância de lavar as mãos, escovar os dentes, e cada criança vai receber um kit de higiene.

Para José Luiz Alves, presidente do Codau, a proposta é a de ampliar o conceito de uso adequado dos recursos naturais, por isso a linguagem teatral foi escolhida como mais viável para abordar o tema.
 

Comentários