'Precisava mostrar que cheguei ao mercado’ diz autor de Uberaba

Tiago com livro que rendeu prêmio nacional
(Foto: Luiz Vieira/G1)
Desde a infância, o uberabense Tiago de Melo Andrade, vivia cercado por livros. Mas a vontade de se tornar escritor só apareceu anos mais tarde, após passar por cursos de História, Arquitetura e se formar em Direito. Para ingressar na carreira de escritor ele precisou publicar sua primeira obra, o livro ‘Caixa Preta’, de forma independente.

Com a primeira publicação teve o talento reconhecido e recebeu o Prêmio Jabuti, na categoria autor revelação com apenas 22 anos. Desde então, são 30 livros publicados para o público infantil e juvenil. Para este ano o escritor pretende lançar mais um título, desta vez uma obra de ficção científica, que deve ser lançada na Bienal de São Paulo em agosto.

Para o escritor que hoje está 34 anos, a premiação possibilitou o reconhecimento no mercado e abriu portas. “É meio misterioso o começo. No primeiro livro eu sabia que precisava mostrar que cheguei ao mercado e o plano era participar de algum prêmio com um livro publicado, mesmo que fosse independente” relembrou Tiago.

No ano que o autor participou do Prêmio Jabuti havia uma categoria especial de autor revelação, onde Tiago concorreu com gente que estava começando assim como ele. “Aquele prêmio me ajudou a conseguir a atenção do mercado, que tem grande concorrência. Então, foi um reconhecimento de que escrevi algo bom”, afirmou Tiago.

Desde então, foram diversas obras tanto para o público infantil, que foi onde começou a carreira, quanto para os mais jovens. As obras tratam de temas diferenciados, entre eles os direitos das crianças. No livro ‘Tire o pé do meu direito’, Tiago aborda os direitos e deveres dos jovens, através de uma menina de 13 anos que procura um advogado para mudar de nome. “Eu estava em Uberlândia conversando com um grupo de crianças em uma escola, quando uma menina me perguntou se podia mudar de nome. Pensei que essa curiosidade de saber o que eu posso fazer, eu sou menor de idade e até onde eu sou dono da minha vida daria um livro legal”, afirmou o escritor.

O último lançamento do escritor Tiago de Melo foi o livro ‘Carne Quebrada’, um romance voltado para o público jovem que reúne histórias mirabolantes e engraçadas de uma cidade de interior. “É um livro para quem esta no último ano do ensino médio. Apesar de nessas séries serem exigidos os clássicos, pensei que para ler os clássicos é preciso ter uma leitura contemporânea adulta e que esteja relacionada com o dia a dia”, explicou.


Notícia publicada no site G1 Triângulo Mineiro - 15/01/12

Comentários