Bienal do Livro de Minas

Minas recebe 3º edição da Bienal
PublishNews - 11/05/2012 - Redação
Evento começa na próxima sexta-feira e segue até 27 de maio


Começa na próxima sexta-feira, dia 18, em Belo Horizonte, a Bienal do Livro de Minas. O evento contou com um investimento de R$ 4,3 milhões em infraestrutura, atrações e outras iniciativas. A previsão é que os negócios gerados atinjam o patamar de R$ 13,6 milhões. Até o dia 27 de maio, em 10 dias de feira, são aguardados cerca de 250 mil visitantes, 46 mil deles participantes do projeto educacional Visitação Escolar. Mais de 150 convidados já foram confirmados para a programação cultural, que conta com atividades para o público de todas as idades. Os 160 expositores serão responsáveis por promover lançamentos e sessões de autógrafos, entre outras ações. O escritor Bartolomeu Campos de Queirós, falecido em janeiro deste ano, será o grande homenageado da Bienal. O evento acontece no Expominas (Avenida Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira. Belo Horizonte/MG).
A Bienal preparou uma programação que une diversão, conteúdo de qualidade e inúmeras atrações capazes de seduzir todo o tipo de público.
Café Literário – O principal centro de debates do evento receberá jornalistas, escritores e personalidades. Amyr Klink, Ana Maria Machado, André Trigueiro, Carlos Alberto Sardenberg, Edney Silvestre, Fabrício Carpinejar, Lucas Figueiredo, Mary Del Priore, Míriam Leitão, Patricya Travassos e Sérgio Abranches são alguns dos confirmados. A seleção de mediadores trará para o evento alguns dos principais nomes das letras em Minas Gerais. Estarão lá Adriano Macedo, Carlos Herculano Lopes, Cristina Agostinho, Dagmar Braga, Leo Cunha, Luís Giffoni e Sérgio Fantini. A programação tem curadoria do jornalista e produtor cultural Afonso Borges.
Território Jovem – O espaço levará aos leitores os principais temas desta geração: os conflitos da adolescência e as temáticas do momento. Está confirmada a participação da escritora Thalita Rebouças, que segue firme no posto de autora preferida dos adolescentes, com quase um milhão de livros vendidos, e do escritor Pedro Bandeira, considerado um dos 25 autores mais admirados do Brasil. Também estarão lá para um bate-papo o escritor André Vianco e o jornalista Maurício Kubrusly.Borges também é o nome por trás da seleção dos convidados do Território Jovem.
Livro Encenado – Grandes atores serão convidados para fazer leituras dramatizadas de clássicos da literatura. Estão confirmados Arlete Salles, Antônio Calloni e Milton Gonçalves. De acordo com o curador Carlos Gradim, serão trabalhados quatro eixos centrais na programação: amor, felicidade, ódio e morte. O espaço abrigará ainda tributos ao dramaturgo Nelson Rodrigues e ao escritor Lúcio Cardoso, cujos centenários de nascimento são comemorados este ano.
Mundo dos Livros - Espaço para que as crianças e seus pais possam descobrir o universo da literatura. Ganharão os palcos contações de histórias, esquetes teatrais e apresentações musicais. O Mundo dos Livros terá curadoria da educadora Sandra Bittencourt, do Instituto Aletria.
Bienal em Quadrinhos - As histórias em quadrinhos têm aumentado sua presença no mercado editorial brasileiro. A cada ano, crescem os números de títulos disponíveis e de editoras que publicam este gênero. O Bienal em Quadrinhos será o espaço reservado para esta arte. Com curadoria de Afonso Andrade, a programação estará focada no processo criativo dos quadrinhos e na interação com o público. Por lá, passarão diversos quadrinistas para sessões de autógrafos, bate-papos, lançamentos, improvisações, entre outras novidades.
Goleada Literária - Trará discussões relacionadas ao futebol, tema não só de diversos livros como de conversas acaloradas por todo o país. Será um animado bate-papo entre autores, jornalistas esportivos e personalidades do mundo do futebol. Sob coordenação de Bob Faria, já estão confirmados Gustavo Poli, Marcos Eduardo Neves, Paulo César Vasconcellos, Rogério Corrêa, Teixeira Heizer e Maurício Noriega........ Eu também lanço livros lá segue o convite... aguardo vocês!
 
 

Comentários